Acupuntura contra a depressão

 

Mais de 25% das mulheres sofrem de depressão na gravidez, e muitas preferem evitar os antidepressivos. Agora, um estudo sugere que a acupuntura pode promover alívio, mesmo que ainda não haja provas de que a terapia seja eficiente no combate à depressão de uma maneira geral.

A pesquisa, da Universidade de Stanford (EUA), recrutou 150 mulheres deprimidas entre a 12ª e a 30ª semana de gravidez. Foram sorteadas 52 delas para receber acupuntura específica contra depressão. Outras 49 voluntárias foram encaminhadas para a acupuntura comum e 49 para massagem.

As pacientes da acupuntura direcionada passaram por 12 sessões de 25 minutos. As agulhas foram inseridas em pontos específicos para tratar ansiedade e apatia. Depois de oito semanas, quase dois terços delas experimentaram uma redução de pelo menos 50% nos sintomas.

Os resultados foram divulgados na edição de março do periódico Obstetrics & Gynecology. Rachel Manber, autora do levantamento e professora de Psiquiatria e Ciência do Comportamento da universidade americana, disse que o resultado aponta para que alguns sintomas da doença na gravidez possam ser relacionados com o desconforto físico.

 Donna, 13/03/10

Related Posts

Dislipidemias: conceitos do oriente ao ocidente
Quando as emoções adoecem
Caminhar faz bem

No comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *