DSC_0461

Conheça RPG: a solução dos problemas posturais.

Andar na linha, com a coluna ereta e todos os músculos bem colocados, não é fácil. Contudo, uma postura correta é importante para evitar uma série de dores. Com isso, é preciso treinar o corpo e fortalecer a musculatura global, que pode ser adquirido com uma Reeducação Postural Global (RPG).

A técnica alivia e previne as dores, não somente da coluna, mas do corpo todo. Ela é baseada em três princípios: individualidade – cada ser humano sente e reage de maneira diferente; causalidade – a verdadeira causa do problema pode estar distante do sintoma, ou seja, a RPG remonta da consequência à causa da lesão; e globalidade – não trata o corpo por partes isoladas e, sim, como um todo.

O método pode ser indicado diversas áreas da fisioterapia, possuindo um campo de atuação bastante amplo. A técnica age contra dores lombares, dorsais e cervicais, lesões por esforços repetitivos, desvios de coluna, dos pés e dos joelhos, enxaquecas, bursites, torcicolos, hérnias de disco, em algumas alterações respiratórias, na dor lombar durante a gravidez, bem como preparação para o parto, e na proteção contra os processos degenerativos articulares.

Em crianças e jovens, previne as consequências da má postura. Além disso, a RPG também pode corrigir problemas estéticos como a ‘barriga’ em pacientes não obesos, que, muitas vezes, é causada por hiperlordose lombar.

A RPG não tem contraindicação, pois ela pode ser adaptada a qualquer tipo de paciente. Mulheres grávidas, pessoas com osteoporose e com câncer devem tomar alguns cuidados. O tratamento é individualizado e as sessões, normalmente, são semanais, durando aproximadamente uma hora cada.

Nas primeiras sessões já é possível notar alguns resultados, mas, geralmente, em torno da décima que eles se tornam mais efetivos. Isso pode variar de acordo com o tipo de lesão e com a assiduidade do paciente ao tratamento.
Marque já sua sessão aqui na ACC!

Adaptado de Mais Equilíbrio

Related Posts

Postura
Importância da Reeducação Postural Global (RPG) na Doença de Parkinson
Pilates

No comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *