enxaguatorio

Andar na linha, com a coluna ereta e todos os músculos bem colocados, não é fácil. Contudo, uma postura correta é importante para evitar uma série de dores.  Com isso, é preciso treinar o corpo e fortalecer a musculatura global, que pode ser adquirido com uma Reeducação Postural Global (RPG).

A técnica alivia e previne as dores, não somente da coluna, mas do corpo todo. Ela é baseada em três princípios: individualidade – cada ser humano sente e reage de maneira diferente; causalidade – a verdadeira causa do problema pode estar distante do sintoma, ou seja, a RPG remonta da consequência à causa da lesão; e globalidade – não trata o corpo por partes isoladas e, sim, como um todo.

O método pode ser indicado diversas áreas da fisioterapia, possuindo um campo de atuação bastante amplo. A técnica age contra dores lombares, dorsais e cervicais, lesões por esforços repetitivos, desvios de coluna, dos pés e dos joelhos, enxaquecas, bursites, torcicolos, hérnias de disco, em algumas alterações respiratórias, na dor lombar durante a gravidez, bem como preparação para o parto, e na proteção contra os processos degenerativos articulares.

Em crianças e jovens, previne as consequências da má postura. Além disso, a RPG também pode corrigir problemas estéticos como a ‘barriga’ em pacientes não obesos, que, muitas vezes, é causada por hiperlordose lombar.

A RPG não tem contraindicação, pois ela pode ser adaptada a qualquer tipo de paciente. Mulheres grávidas, pessoas com osteoporose e com câncer devem tomar alguns cuidados. O tratamento é individualizado e as sessões, normalmente, são semanais, durando aproximadamente uma hora cada.

Nas primeiras sessões já é possível notar alguns resultados, mas, geralmente, em torno da décima que eles se tornam mais efetivos. Isso pode variar de acordo com o tipo de lesão e com a assiduidade do paciente ao tratamento.

Marque já sua sessão aqui na ACC!

Adaptado de Mais Equilíbrio