Importância da Reeducação Postural Global (RPG) na Doença de Parkinson

A doença de Parkinson é uma afecção do sistema nervoso central que acomete principalmente o sistema motor. É uma das condições neurológicas mais freqüentes, principalmente na população idosa. Apesar dos avanços da medicina, sua causa permanece desconhecida e a evolução dos sintomas é usualmente lenta, mas é variável em cada caso.
Os sinais e sintomas motores mais comuns são: tremor de repouso, rigidez muscular, acinesia (bradicinesia), e/ou alterações dos reflexos posturais, postura flexionada para frente e bloqueio motor. Entretanto, manifestações não motoras também podem estar associadas, tais como: comprometimento da memória, depressão, alterações do sono, distúrbios do sistema nervoso autônomo, fadiga, ansiedade.
As alterações do reflexo postural vão ocasionar uma instabilidade postural, comprometendo assim, as atividades de vida diárias (AVD`s). Quando associados ao bloqueio motor, que é uma instabilidade transitória súbita onde vai impedir o início do movimento ou o bloqueio durante o mesmo, aumenta consideravelmente o risco de quedas.
A postura dos portadores de Parkinson vai ser caracterizada pelo aumento do tônus muscular predominante nos músculos flexores do tronco e membros ao qual confere uma postura em flexão e em bloco, ou seja, cabeça e tronco inclinados para frente, cifose torácica, flexão de cotovelos, quadris e joelhos.
Com a evolução do quadro da doença de Parkinson, vai ocorrer diminuição da flexibilidade, força muscular, amplitude dos movimentos das articulações, condicionamento cardiorespiratório, entre outros. Estas alterações vão dificultar o controle postural, equilíbrio, marcha e a funcionalidade favorecendo a dependência do parkinsoniano.
Os movimentos são cada vez mais lentos, rígidos, e por isso, a manutenção do equilíbrio corporal é mais difícil. Essas alterações corporais geram compensações e podem causar dores e desconfortos. Uma das técnicas de tratamento utilizadas para correção destas compensações, desequilíbrios musculares, diminuição da rigidez e melhora da dor é a Reeducação Postural Global (RPG).
A RPG é um método de tratamento fisioterápico, que tem uma abordagem corretivo-preventiva. Tem como objetivo suprir as necessidades individuais, já que, cada organismo responde de forma diferente às alterações posturais sofridas no decorrer da evolução da doença de Parkinson e nas atividades do dia-a-dia.
Durante o tratamento da RPG são desenvolvidos trabalhos de equilíbrio, consciência corporal, coordenação motora, dissociação de tronco, respiração, propiocepção, relaxamento, exercícios para melhora da rigidez e orientações posturais.
São utilizadas posturas mantidas que alongam as musculaturas retraídas e fortalecem os músculos fracos, associando sempre a um trabalho respiratório, respeitando os limites de cada paciente.
Consiste em adaptar o parkinsoniano, respeitando sempre sua limitação à progressão da doença de uma maneira preventiva e quando necessário assistí-lo nas possíveis alterações que possa acometê-lo.
A RPG no parkinsoniano vai promover maior funcionalidade e melhora na qualidade de vida, importante para minimizar e retardar o processo de evolução da doença.