Prepare-se para o verão

O verão chegou. E junto com ele vem aquela vontade de tratar a celulite ou reduzir o inchaço das pernas para deixá-las à mostra. Ainda que não se deva esperar por milagres estéticos em pouco tempo, especialistas garantem que a drenagem linfática pode, sim, modificar o visual. A técnica dinamarquesa consiste em uma massagem realizada nas partes superiores e inferiores do corpo, com leves movimentos circulares feitos com os dedos. As manobras, que ajudam a varrer as toxinas do corpo, evitam a formação de nódulos, eliminam o líquido retido no organismo, o que reduz o inchaço e oxigena a pele.
“O trabalho da drenagem é em cima dos gânglios linfáticos. É ótimo para aliviar as tensões do dia-a-dia”, explica a cosmetóloga Roseli Siqueira. Com a produção de líquidos, há no organismo um processo natural de drenagem que tira o excesso de volume acumulado entre os tecidos. Este mecanismo é realizado pelo sistema linfático. “Quando ele não funciona bem, o líquido fica retido nos vasos linfáticos”, explica a dermatologista da Universidade Federal de São Paulo, Meire Brasil Parada.
A drenagem é indicada justamente nos casos de deficiência no sistema linfático.”A pessoa urina mais e diminui as medidas porque o corpo desincha”, ressalta a cosmetóloga Roseli. Além de ajudar na circulação, a técnica melhora o processo de cicatrização, defesa e ação antiinflamatória do corpo.
Para aliviar a celulite, Meire recomenda um tratamento completo. “O problema é multi fatorial e, um deles, é o acumulo de líquido. A deficiência na circulação favorece a formação de celulite.” A médica ressalta que só a drenagem não é suficiente para solucionar o problema. Para completar o tratamento, recomenda-se fazer exercícios e alimentar-se bem.
O QUE É DRENAGEM LINFÁTICA ?
A massagem dinamiza e limpa os vasos linfáticos,  aqueles que retiram o excesso de líquido entre os tecidos, o que aumenta o ritmo da drenagem natural do organismo. Com isso, a oxigenação da pele melhora, o sistema de defesa e ação antiinflamatória do organismo é estimulado. Além disso, as áreas onde o líquido estava retido desincham.
INDICAÇÕES
A drenagem linfática é indicada para aliviar a celulite, já que melhora a circulação. É recomendada para pessoas que passam por cirurgia plástica e lipoaspiração. A técnica também serve para aqueles que têm problemas de retenção de líquido.

 

Related Posts

Drenagem Linfática Manual
Drenagem Linfática Facial
Retenção de líquido, saiba como evitá-la

No comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *