Reabilitação vestibular no tratamento de Labirintite

Atualmente a queixa de vertigem ou tontura é muito comum. A tão conhecida “labirintite” pode representar 300 tipos de problemas com aproximadamente 2.000 causas clínicas.

O sistema essencial para nosso senso de equilíbrio e movimento é chamado vestibular e as alterações neste sistema podem promover sintomas como tontura, visão borrada, desequilíbrio e náuseas.

O tipo e severidade dos sintomas variam bastante de acordo com cada tipo de desordem vestibular. Estes sintomas podem ser assustadores e difíceis de descrever. As pessoas que possuem tontura e/ou desequilíbrio podem relatar dificuldades de atenção, cansaço, ansiedade. Podem ter problemas de concentração, de realizar atividades rotineiras e até mesmo apresentar dificuldades para levantar da cama.

Um tratamento atualmente utilizado por fisioterapeutas é a reabilitação vestibular, que consiste na realização de exercícios que podem reduzir e até mesmo eliminar os sintomas de tontura e desequilíbrio associados à uma desordem vestibular.

O uso de exercícios vestibulares possuem eficácia bem documentada na literatura mundial. São realizadas manobras na cabeça do paciente a qual chamamos de manobras de reposição canalítica e/ou liberatórias. Já foi provado que estas manobras são mais eficazes que medicamentos ou qualquer outro tipo de exercício.

No comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *